A importância do conteúdo e a integração com SEO e Social Media

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Como integrar o conteúdo com SEO e Social Media? É claro que papo de ON e OFF já é quase que uma coisa do passado, pois marketing é marketing, publicidade é publicidade e vice-versa, parafraseando o ex-jogador Jardel. Mas a questão aqui é a discussão dentro do ambiente digital e como podemos alinhar SEO, Social Media, Marketing de Conteúdo e até outras áreas do Digital.

Fácil não é, mas focar na qualidade e esquecer um pouco a quantidade é fundamental se a sua empresa está na estaca zero.

A ascensão do Marketing de Conteúdo, que é mais velho do que pensamos

Lendo um artigo no blog do Jeff Bullas, fica claro que ainda temos a mania e “encontrar novos conceitos” quando tais ferramentas/ideias são coisas bem antigas. No post, ele expõe o quanto o marketing de conteúdo é antigo e disponibiliza o link de um infográfico desenvolvido pela CMI onde há materiais desenvolvidos nos idos de 1900.

Palestras, folhetos , guias e publieditoriais podem todos ser enquadrados como marketing de conteúdo e isso tudo acontecia bem antes do Boom da Internê.

Quando o Itaú desenvolve um canal no Youtube com informações e dicas sobre investimento, isso pode ser considerado como conteúdo de qualidade, mesmo que tenha menos views/likes que o post do Guaraná Antártica que há uma foto no Facebook dizendo: “Quem ama sexta-feira, compartilha, e quem ama segunda-feira, dá joinha”. Isso é apenas uma postagem que gerará umas centenas de likes e engajamento de pouca qualidade (mas que também é válido para exposição da marca e fluxo da fanpage).

Marketing de conteúdo é baseado em informações relevantes para o seu público e mesmo que seu post/vídeo tenha 2 anos, haverá pelo menos uma parte que poderá ser aproveitada pelos seus target. No caso do Guaraná Antártica, o post foi bom para aquele momento e ponto. Ninguém lembrará amanhã e deve haver uma variação para esse tipo de postagem e aqueles úteis e relevantes. Faça a pergunta:

“Isso será importante para o meu público em algum momento?”

Mais uma vez: foque na qualidade e esqueça a quantidade!

A integração entre SEO, Marketing de Conteúdo e Mídias Sociais

Partindo do ponto que seu cliente tenha um blog, é importante trabalhar com uma frequência pré-determinada de postagem, já definida em um planejamento prévio. A Coca-Cola tem um produto que a leva ter mais histórias que a Ernst & Young e pode contar histórias envolvendo a marca todos os dias com os mais derivados temas. Mas isso não quer dizer que a empresa de auditoria financeira não possa ter um trabalho de marketing de conteúdo tão bom quanto o do refrigerante preto.

Partindo do ponto que Ernst poste duas vezes por semana em seu blog e tenha perfis em redes sociais como Facebook ou Twitter, será necessário trazer informações de mercado relacionadas aos seus serviços e produtos (mas não tornar o perfil um veículo de mídia). A empresa não deverá focar só nas duas Redes Sociais mais conhecidas atualmente, podendo explorar fóruns, Slideshare e outros canais de interesse de seu público corporativo.

Social Media como SAC é de extrema limitação e há muitos caminhos para serem explorados: enquetes, infográficos, anúncios patrocinados etc. É oportunidade que não falta mais e é só decidir se aquilo é realmente importante para o seu negócio ou investir no treinamento da equipe de vendas terá um retorno melhor.

E pulando pra SEO, isso tudo vai ser importante e refletirá nos sites de busca: Conteúdo de Qualidade, Relevância e Engajamento o colocará no topo, independente se o seu texto não foi escrito por um jornalista especializado em SEO. Pense na latência que o seu post pode ter.

Ainda há outros temas importantes em Digital como e-mail marketing, design e usabilidade, mas aí é assunto para um livro e esse post serve apenas como ponto de partida.

Pense no futuro

Criar conteúdo não é tarefa fácil, ainda mais de qualidade. Procure pensar em assuntos que terão relevância e podem gerar dúvidas em seus clientes a qualquer momento em que ele mesmo afirmará: “Nossa! Não sabia disso!”, e associará a sua marca à informação relevante.

Planeje a campanha e foque em que tipo de público pretende chegar e quais são seus objetivos. Ter o caminho das pedras (planejar!) já é um grande e passo para que você possa criar conteúdo relevante.

Leva tempo? Pense nos resultados e terá mais motivação. =)

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